O Setembro Amarelo é dedicado a uma causa de extrema importância, criado em 2003 pelo Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM é uma campanha global que visa aumentar a conscientização sobre esses temas sensíveis e fornecer apoio àqueles que estão lutando contra pensamentos suicidas e transtornos mentais.
Por que o Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo adotou a cor amarela como símbolo da campanha devido ao acontecimento em 1994, um norte americano retirou sua vida com o seu próprio carro.
Mike Emme, era conhecido pelo seu talento com a Mecânica, tendo como marca um Mustang 1968 amarelo, restaurado e pintado por ele mesmo. No funeral, as pessoas mais próximas de Mike decidiram distribuir fitas e cartões amarelos com a mensagem “Se precisar, peça ajuda”, desde então a cor amarela simbolizou um pedido de ajuda para os Jovens e adultos daquela época.
Em 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
Como Você Pode Participar?
Converse Abertamente: Um dos passos mais importantes é criar um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para falar sobre seus sentimentos e problemas sem medo de julgamento. Incentive conversas abertas entre seus colegas de trabalho e sua organização oferecendo apoio.
O Setembro Amarelo é uma lembrança importante de que a saúde mental é um aspecto fundamental da nossa vida, que merece toda a atenção e cuidado. Ao unir forças durante este mês e além, podemos fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para um mundo onde todos tenham acesso ao apoio necessário para enfrentar desafios mentais.
JUNTOS, podemos iluminar o caminho da esperança e compaixão.
Acesse o site da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP para mais informações:
https://www.setembroamarelo.com/